Ação do Maio Amarelo reuniu tutores e pets no Parque Barigui e destacou a importância da atenção dos motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres.
A Prefeitura de Curitiba lançou, neste sábado (23), a campanha “Eu Freio para Animais”, iniciativa que integra a programação do Maio Amarelo e busca ampliar a conscientização sobre a segurança no trânsito, incluindo a proteção de pets e animais que circulam pelas vias da cidade.
A ação ocorreu no Parque Barigui, durante a Cãominhada de pets e a Caminhada do Maio Amarelo. Mesmo com garoa, dezenas de pessoas participaram da atividade, que também contou com a distribuição de adesivos e materiais educativos sobre comportamento seguro no trânsito.
A campanha chama a atenção para a necessidade de cuidado e empatia entre todos os usuários das vias, como motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A mobilização teve participação de agentes de trânsito, Detran-PR, Urbs, empresas do transporte coletivo e do grupo Pedalada Cristã.
Durante o evento, também foram promovidas outras ações educativas, como a exposição da Moto Mais Mortal do Mundo, a instalação de kits de segurança para ciclistas por meio da campanha Ciclistas Seguros e a entrega de antenas corta-pipas para motociclistas.
Segundo a diretora da Escola Pública de Trânsito de Curitiba, Melissa Puertas Sampaio, o objetivo é reforçar a mensagem central do Maio Amarelo: “Enxergar o outro é salvar vidas”. A proposta é lembrar que o trânsito é formado por pessoas — e que todas devem ser protegidas e respeitadas.
A programação também apresentou orientações sobre o Giro da Coruja, manobra em que o motorista abre a porta do veículo com a mão direita, girando o corpo para observar a aproximação de motociclistas, ciclistas ou pedestres. O gesto simples ajuda a evitar acidentes e faz parte das ações educativas desenvolvidas pela Prefeitura em parceria com o Detran-PR.





